Comunidade: a busca por segurança no mundo atual
Bauman expõe e critica no texto, com sua constante sinceridade e coragem, determinadas conjecturas e conceitos como: o de comunidade, diferença, desigualdade. O autor, a partir de um ponto de vista ético em contraponto a uma visão estética, coloca em cena o que as agendas sociais de hoje deixaram de lado, qual seja a questão fundamental da justiça distributiva diante das diferenças e a defesa da igualdade de direitos por recursos da grande maioria da população.
Essa temática da comunidade e do indivíduo foi debatida na aula do dia 22 de junho através da obra de Bauman tomando como base a questão da insegurança que todos sentimos hoje em dia. Zygmunt escreve um livro áspero que critica não só o modo como vivem os afortunados, como também as elites cada vez mais distanciadas do ideal da comunidade.
A insegurança, que diz respeito a todos, é resultado do mundo em que vivemos, desregulado, competitivo e repleto de incertezas, onde cada um está deixado por conta própria. O mundo à nossa volta nos leva a buscar pela própria segurança, ou seja, a nossa autopreservação, e essa competição faz do estranho o inimigo a ser evitado.
Se acontecer de existir uma comunidade no mundo dos indivíduos, só poderá ser uma comunidade gerada coletivamente a partir do compartilhamento e do cuidado mútuo; uma comunidade interessada e responsável em relação aos direitos iguais de sermos humanos e capacidade de atuarmos em defesa desses direitos.
Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/14924/7957.
Comentários
Postar um comentário