Interseccionalidade

 



O termo interseccionalidade nos permite entender melhor as desigualdades e as frequentes discriminações presentes na sociedade. Pode ser considerado como um mecanismo crítico significativo para pensarmos sobre as relações sociais de raça, sexo e classe social, e os desafios para a aplicação de políticas públicas efetivas. A Interseccionalidade é considerada como uma categoria conceitual relevante que enfatiza diversos sistemas de intolerância, principalmente, articulando raça, gênero e classe.

Para assimilarmos como esses sistemas opressivos têm impactos distintos em diferentes pessoas, temos que lembrar que existem logicamente várias diferenças em cada indivíduo como idade, gênero, cor da pele, enfim. Mas muitas pessoas ou comunidades, apenas por pertencerem a essas “categorias”, são reféns de uma enxurrada de discriminações e preconceitos a respeito do gênero, da raça e da orientação sexual.

Nesse sentido, a interseccionalidade concede uma maior compreensão acerca das desigualdades raciais existentes no mundo, como com mulheres, negros, muçulmanos, índios, LGBTs, etc. Dependendo da zona social que se ocupa, o gênero é visto de maneira diferente, isso porque a situação das mulheres, por exemplo, em especial das mulheres negras e de classes populares, possuem dificuldades ainda maiores para o acesso a seus plenos direitos.

Vivemos em um cenário marcado pelo crescimento da representação política de grupos conservadores, assim sendo, é essencial pensarmos em estratégias com objetivo à superação das várias discriminações, buscando transformar positivamente a realidade individual e coletiva. É por isso, então, que a proposta de interseccionalidade serve também como um instrumento de luta política, da inclusão dessas minorias, da afirmação dos Direitos Humanos e em favor da justiça social.






Vídeo indicado pelo docente a respeito do tema proposto: 


https://www.youtube.com/watch?v=vQccQnBGxHU



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Era dos extremos: o breve século XX

A sociedade do espetáculo